Biologia das Pragas: Formigas - Limpex Control Desinsetizadora

Informações sobre formigas, uma das pragas controladas pela Limpex Control Desinsetizadora, empresa que oferece soluções inovadoras e eficazes para controle integrado de pragas, atendendo residências, empresas de diferentes setores, indústrias e comércios em geral em Bento Gonçalves e região da Serra Gaúcha.

Limpex Control Desinsetizadora

Soluções em Controle de Pragas Urbanas, Higienização de Reservatórios D'água e Gerenciamento de Resíduos

15 anos de experiência

Biologia das Pragas

Formigas

As formigas são insetos sociais e estão entre as pragas urbanas que apresentam o controle mais difícil. Isso se deve à alta vantagem competitiva e adaptativa que a vida em sociedade proporciona. Suas mordidas e picadas podem provocar choque anafilático e representam risco à saúde pública quando ocorrem em hospitais, creches, berçários e residências, devido à capacidade de transportar microorganismos patogênicos, tais como bactérias, vírus e fungos (vetores mecânicos). Em restaurantes, indústrias e áreas de alimentação, podem contaminar os alimentos, ocasionando infecções intestinais. Fungos produtores de microtoxinas já foram isolados dos corpos de formigas em áreas de alimentação.

Principais espécies:

Monomorium florícola

Popularmente conhecidas como formigas doceiras, é uma espécie originária da Ásia, com ocorrência significativa em habitações urbanas na região Sudeste do Brasil. As formigas doceiras estão relacionadas ao incomodo provocadas pelas mesmas em residências. Podem causar pequenos prejuízos, contaminando ambientes, embalagens e produtos, e até mesmo danificando aparelhos eletroeletrônicos. Tem certa escala de importância em indústrias de produção e estoque.

Monomoriumpharaonis

Também conhecida como formiga-faraó, é uma formiga pequena de cor amarela ou marrom claro, sendo uma evidente praga urbana, sobretudo em hospitais. Elas desenvolvem-se em edifícios ou em qualquer outro ambiente, mesmo em regiões de clima temperado, desde que o aquecimento essencial esteja presente. A sua presença dentro de residências causam incomodo ao homem, pois atacam alimentos deixados sobre mesas, pias e dentro de armários. Além disso, a formiga-faraó pode causar significantes prejuízos, contaminando ambientes, embalagens e produtos, danificando aparelhos eletroeletrônicos e de laboratório.

Formigas cortadeiras

São insetos encontrados exclusivamente nas regiões tropicais e subtropicais das Américas. Estas formigas desenvolveram um avançado sistema agrícola baseado num mutualismo: elas se alimentam de um fungo específico (da Família Lepiotaceae, Basidiomycota), que cresce nas câmaras subterrâneas de seus ninhos. As formigas cultivam ativamente seu fungo, fornecendo fragmentos vegetais frescos e controlando organismos indesejados, como outros tipos de fungos (competidores). Segundo alguns autores, quando as formigas trazem acidentalmente folhas tóxicas ao fungo mutualista, este secreta uma substância química que serve de aviso para que as formigas não coletem mais este vegetal. As formigas cortadeiras compreendem 2 gêneros: Atta e Acromyrmex. No Brasil, as formigas do gênero Atta são conhecidas popularmente como saúvas e as Acromyrmex como quenquéns.