Biologia das Pragas: Cupins - Limpex Control Desinsetizadora

Informações sobre cupins, uma das pragas controladas pela Limpex Control Desinsetizadora, empresa que oferece soluções inovadoras e eficazes para controle integrado de pragas, atendendo residências, empresas de diferentes setores, indústrias e comércios em geral em Bento Gonçalves e região da Serra Gaúcha.

Limpex Control Desinsetizadora

Soluções em Controle de Pragas Urbanas, Higienização de Reservatórios D'água e Gerenciamento de Resíduos

15 anos de experiência

Biologia das Pragas

Cupins

Os cupins são insetos sociais e estão entre as pragas urbanas que apresentam o controle mais difícil e possivelmente os que causam os maiores prejuízos. Isso se deve a alta vantagem competitiva e adaptativa que a vida em sociedade proporciona. Eles possuem um importante papel na natureza, mas no ambiente urbano algumas espécies são consideradas pragas pelos prejuízos causados diretamente, ou não, às edificações. Estes insetos alimentam-se de materiais que contenham celulose como papéis, madeiramentos, árvores, etc.

Principais espécies:

Coptotermesgestroi (cupim de solo ou cupim de parede)

Estes insetos também danificam materiais que não fazem parte de sua alimentação, como betume, borrachas, cabos elétricos e telefônicos, couros, isopor, plásticos, metais, tijolos, tecidos, quando estes se interpõem entre os cupins e sua fonte de alimento.

Cryptotermesbrevis (cupim de madeira seca)

Pertencente à Família Kalotermitidae, muito comum em infestações de mobiliários em áreas urbanas, onde causa grande prejuízo econômico. Esta espécie de cupim vive exclusivamente dentro da madeira, da qual se alimenta e constrói colônias. Cupins de madeira seca podem permanecer em um móvel ou estrutura de madeira por 3 a 5 anos.

Brocas

Comumente confundidas com os cupins em função de sua ação, as brocas diferenciam-se dos primeiros uma vez que ao invés de deixarem orifícios repletos de pó na forma de pequenos grânulos, deixam o material completamente corroído na forma de um pó fino, como um talco. As brocas são besouros, portanto insetos, e pertencem à ordem Coleoptera. Esses besouros furam a madeira em busca de alimento e abrigo. Além disso, elas não são pragas sociáveis, isto é, apesar de comporem uma quantidade imensa de indivíduos na infestação de um local, cada um vive independente do outro.