Informações sobre baratas, uma das pragas controladas pela Limpex Control Desinsetizadora, empresa que oferece soluções inovadoras e eficazes para controle integrado de pragas, atendendo residências, empresas de diferentes setores, indústrias e comércios em geral em Bento Gonçalves e região da Serra Gaúcha.
Soluções em Controle de Pragas Urbanas, Higienização de Reservatórios D'água e Gerenciamento de Resíduos
Existentes a mais de 300 milhões de anos, as baratas já somam cerca de 5.000 de espécies no mundo. O corpo das baratas tem formato ovular e deprimido. Seu tamanho pode variar de alguns milímetros até quase 10 centímetros. A cabeça é curta, subtriangular, apresentando olhos compostos grandes e geralmente dois ocelos (olhos simples). Em geral são de coloração parda, marrom ou negra, porém existem espécies coloridas. Nas zonas tropicais, predominam as de cor marrom avermelhada, além das cores verde e amarela.
As baratas gostam de ambientes úmidos e algumas espécies preferem lugares quentes. A alimentação é variada. As baratas são insetos onívoros, ou seja, comem qualquer coisa, tendo principal atração por doces, alimentos gordurosos e de origem animal. Uma curiosidade é que podem viver uma semana sem beber e até um mês sem comer. Conseguem perceber o perigo através de mudanças na corrente do ar à sua volta. Elas possuem pequenos pelos nas costas que funcionam como sensores, informando a hora de correr.
As baratas domésticas são responsáveis pela transmissão de várias doenças, através das patas e fezes pelos locais onde passam. Por isso são consideradas perigosas para a nossa saúde.
Espécies mais comuns em ambientes urbanos:
Também conhecidas como barata de esgoto ou barata voadora, é uma das espécies domésticas mais comuns em nosso país. Este animal pode viver em vários ambientes, preferindo locais mais isolados, quentes e úmidos. Rodapés, rachaduras, cantos, frestas, ralos e caixas de gordura de nossas casas podem abrigar estes seres cuja presença não é muito bem-vinda.
Estes animais são mais ativos no período noturno, quando saem de seus abrigos em busca de alimento, geralmente rico em açúcar e/ou gordura, embora fiações, caixas e roupas também possam fazer parte da dieta. Surpreendentemente, indivíduos desta espécie têm condições de ficar até 15 dias sem se alimentar.
Quanto à reprodução, as baratas depositam aproximadamente 15 ovos em uma cápsula denominada ooteca, podendo carregá-la por até 24 horas, depositando-a em abrigos geralmente quentes e úmidos. O período de incubação é de aproximadamente 30 dias, até que nasçam as ninfas, as quais são desprovidas de asas e sexualmente imaturas. Leva-se entre 9 e 19 meses até que um indivíduo esteja completamente desenvolvido em sua forma adulta, sendo que este terá condições de viver por até três anos, dando origem a um valor médio de 800 indivíduos durante este período. São responsáveis pela transmissão de uma gama de doenças: gastroenterites, como salmoneloses e disenterias; infecções, alergias, verminoses, micoses e amebíase. O controle destas espécies, retirando destas seus possíveis abrigos e fontes de alimentação, é necessário.
Medidas de higiene, como isolar o lixo, manter quintal capinado e sem lixo, eliminar frestas, vãos, rodapés e batentes; conservar os alimentos em embalagens seguras e aplicação de inseticidas são alguns exemplos do que se pode ser feito.
Mais conhecida por barata alemã, francesinha, paulistinha ou baratinha, essa espécie possui hábitos noturnos infestando áreas fechadas, pouco úmidas e quentes, vivendo em bandos nestes locais.
É comumente encontrada em supermercados e restaurantes. Costumam habitar áreas como banheiros, atrás de azulejos, batentes e marcos de portas, armários, prateleiras de madeira, vãos e cavidades em geral, motores de equipamentos de cozinha, atrás e debaixo de pias e balcões, entre outros. Podem se dispersar de um lugar para outro, por meio das embalagens de alimentos, caixas de papelão e outros meios, em vista de que precisam de pequenos espaços para se alojar.
Quanto à reprodução, produzem uma ooteca a cada 20 ou 25 dias, sendo que cada ooteca contém de 18 a 48 ovos. Diferentemente da Periplaneta Americana, a Blattela Germânica carrega a ooteca até que esteja madura, depositando-a em um lugar abrigado próximo de uma fonte de alimento. Estas baratas podem viver mais de 1 ano.